terça-feira, 31 de julho de 2007

Ivkovic

Ivkovic





Ao Belenenses, Tomislav Ivkovic, chegou já na veterania dos seus 34 anos de idade oriundo do Vitória de Setúbal, avizinhava-se a temporada de 1994/1995.
Sobejamente conhecido no campeonato português dos tempos em que alinhou no Sporting, este internacional da ex-Jugoslávia engrossou a vasta lista de excelentes guarda-redes que representaram o Belém.

Na sua posição foi igualmente um dos melhores a jogar em Portugal no seu tempo.
Guarda-redes ágil e instintivo, seguríssimo entre-postes, com facilidade evidente nas saídas aos cruzamentos do adversário, demonstrava mestria na capacidade de orientar a sua defesa e era um especialista na difícil arte de defender grandes penalidades.
Combinava ainda um bom jogo de pés (preferencialmente o esquerdo) com uma longa e certeira reposição manual do esférico.



Ivkovic caracterizava-se por pertencer a uma casta de guarda-redes que se evidenciavam pela sua classe, genialidade, loucura e exuberância.
Famosas ficaram as suas apostas com os adversários (Maradona incluído: ver vídeo) aquando da marcação de penalties contra a sua equipa.



Na retina ficaram as suas defesas impossíveis e espectaculares, bem como alguns dos seus frangos.
Certa vez recriou-se com a bola em plena pequena-área e acabou por introduzi-la na própria baliza.
Conhecido por não gostar de perder nem a brincar, Ivkovic, berrava frequentemente com os seus colegas da defensiva e até com os apanha-bolas para que estes se apressassem na entrega da bola.



Célebre ficou um episódio, quando já no período de descontos, o Belenenses perdia na Reboleira com o Estrela por 2-1:
Ivkovic subiu até à área contrária na cobrança de um canto a favor do Belenenses; a bola sobrevoou todo aquele espaço e entre-ressaltos acabou no fundo das redes adversárias.
Ivkovic não foi de modas, e efusivo nos festejos, fez um sprint a todo o campo de braços erguidos gritando o golo do Belenenses.



Dados pessoais e histórico do jogador retirados de zerozero.pt